Fale conosco: Email: contato@netlogistica.com.br

Ol√° Visitante - Login

Equipe de vendas

2015, o ano em que as Transportadoras e Operadores Logísticos precisarão contar ainda mais com sua equipe de Vendas.

O ano de 2015 dever√° ser complicado para o Brasil, em fun√ß√£o da deteriora√ß√£o de importantes vari√°veis macro econ√īmicas. O pa√≠s dever√° permanecer estagnado ou com um crescimento pr√≥ximo de zero.

Mas, é diante das adversidades, que surgem interessantes oportunidades. Precisaremos ser mais ousados, criativos, perseverantes e disciplinados para alcançarmos nossas metas de faturamento e rentabilidade.

Voc√™, como empresa ou profissional poder√° escolher entre aceitar e possivelmente sucumbir a uma poss√≠vel crise econ√īmica, ou, neg√°-la, e trabalhar de forma inteligente, para literalmente atropel√°-la!

O setor de transportes, h√° muito tempo, vem sobrevivendo a crises diversas, e com certeza, n√£o ser√° essa que vai tornar os empres√°rios e executivos temerosos de suas capacidades e de seus resultados.

2015 dever√° ser o ano dos profissionais da √°rea Comercial. Precisaremos muito dos vendedores. Caber√° ao vendedor ‚ÄĚgarimpar” as melhores oportunidades do mercado. √Č ele quem dever√° provocar, em seus interlocutores, do lado dos Embarcadores, a necessidade da mudan√ßa, seja de parceiros log√≠sticos ou de estrat√©gia de terceiriza√ß√£o. Numa eventual crise, a terceiriza√ß√£o de novos servi√ßos poder√° ser uma sa√≠da eficaz para muitos Embarcadores.

Se deveremos contar ainda mais com nossos profissionais de Vendas, é importante que a área Comercial esteja adequadamente estruturada e devidamente preparada para atingir e se possível superar as metas propostas para 2015.

Responda às perguntas abaixo e avalie o quão preparada a sua empresa está para 2015.

1) A sua empresa conta com uma estratégia comercial clara e definida? Essa estratégia (se existente) é devidamente comunicada a todos os colaboradores envolvidos com a venda?

2) Existem metas para a √°rea Comercial? Como s√£o definidas e como s√£o desdobradas por Filial?

3) Existe um acompanhamento sistem√°tico do desempenho da √°rea de Vendas, recurso a recurso, Filial a Filial?

4) A sua empresa conta com uma equipe adequada de vendas, em termos qualitativos e quantitativos? Os recursos foram dimensionados a partir das metas previamente estabelecidas?

5) √Č realizado algum tipo de monitoramento da rotina dos Executivos de Vendas da sua empresa?

6) A empresa realiza um efetivo pós-venda? Se sim, como isso é dimensionado e avaliado?

7) A área de atendimento aos Clientes pode ser considerada uma importante ferramenta para a fidelização dos Clientes e para a geração de novas vendas?

8) Existe uma pesquisa de satisfação junto aos Clientes atuais?

9) Existe algum tipo de inteligência de mercado? Clientes atuais, clientes potenciais e concorrentes são monitorados?

10) A empresa possui uma política de marketing e web marketing condizente com as suas metas de atração e retenção de Clientes?

Seja qual for o resultado da suas respostas, prepare-se para o ano vindouro, nem que isso ainda demande alguns meses. Não será novidade se o ano começar efetivamente após o Carnaval.

Anime-se. E prepare para trabalhar MUITO!

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.

Top
NetLogistica
Como podemos ajuda-lo?