Fale conosco: (11) 2292-5409 | Email: contato@netlogistica.com.br

Olá Visitante - Login

Recolocação Profissional

Artigo escrito por Janaina Demetrio, Consultorora da NetLogística.

Entendemos que o cenário econômico se encontra no momento moroso e desafiador para aqueles que buscam uma recolocação profissional. Porém, é importante perceber que mesmo diante disso, é necessário analisar todas as possibilidades de chances nesse processo. As oportunidades surgem para aqueles que compreendem que o processo vai além do cargo e salário, mas sim, sobre o perfil profissional e o da empresa.

Nessa “batalha” avaliarmos nossa posição frente a isso, nosso perfil e etc. Refletir para nós mesmos é sempre difícil visto o quanto julgamos o “de fora” (todos julgamos!).

Então, aqui gostaria de sugerir uma pausa para reflexão sobre “nossa empresa” e quando digo “nossa empresa” me refiro a nossa vida. Somos responsáveis pelas as escolhas nela realizada e nas consequências que são geradas, dessa forma, sugerir essa pausa não é desnecessária.

Será que já parou para pensar nisso?! Então, vamos lá!

Inicialmente, toda empresa ao ser criada tem uma MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Missão: Qual o propósito de nossas vidas? Por que existimos? Para que ou para quem? O que queremos?

Visão: Aqui falamos sobre a visão de futuro que desejamos para nossa vida. Prática, realista e visível. Por exemplo, o que quer se tornar?

Valores: Quando falamos em valores, queremos dizer sobre os princípios, crenças, que poderão ser utilizadas como guias para as ações a serem tomadas.

Colocarmos tais ideias no papel ao qual sempre poderemos ler e reler, com o propósito de conquistarmos o lugar tão desejado.

Após, é importante estabelecer um plano, estratégias aos quais farão com que alcance as metas.  Alguns passos deverão ser tomados para montar esse plano de ação, como:

– Analisar quais são as oportunidades vistas no mercado;

Aqui o profissional poderá solicitar ajuda de um Headhunter, onde fará um mapeamento dessas oportunidades e auxiliará, também participar de grupos de discussões.

– Forças e Fraquezas;

Aqui é importante analisar a si mesmo, perceber quais qualidades, competências aderentes aquela vaga e empresa versus as fraquezas que serão necessárias desenvolver e compreender limites.

– Método 5W2H;

O que, quem, como, quando, onde, por que e quanto.

– Networking;

– Currículo atrativo;

Nesse processo, haverá diversas dificuldades e caberá a você acreditar em si e deixar com que tais situações venham a fortalecer.

Acredite em si e diga a si mesmo: “SOU CAPAZ, SIM!”

Com tudo, você já possui o plano, crê em si, então somente colocar em prática. Não seja a pessoa REATIVA a qual só age frente à situação. Seja PRÓ ATIVA, tomar atitude e enfrente os obstáculos.

 

Top