Fale conosco: (11) 2292-5409 | Email: contato@netlogistica.com.br

Olá Visitante - Login

Não perca seu emprego!

Como o profissional de logística deve se comportar neste momento de crise para evitar a perda de seu emprego?

A virada de ano normalmente é um momento de planos, projetos e de aspiração a diversos sonhos, uns antigos e adormecidos (mas não esquecidos) e outros, novos, recentemente estabelecidos.
Mas este ano começou tenso. A imprensa parece não esgotar o seu repertório de más notícias e quase todos temos a certeza de que coisas piores ainda estão por vir. Nos deparamos com corrupção, violência, falta de água, descaso das autoridades, etc.
Muita gente não curtiu o Natal e o Reveillon pensando na manutenção de seu emprego. Já estamos em Fevereiro, mês do Carnaval, e parece que não temos muito o que comemorar.
Afinal, quando o ano vai começar de verdade?
Bem, essa é a primeira dica. Não assuma uma postura passiva diante da situação. Não espere que as coisas aconteçam; você é quem deve estar no controle, é você quem deve fazer as coisas acontecer.
Segundo, defina metas para o ano. Tenha claro aonde você quer chegar, independente do cenário externo. E monitore constantemente os indicadores de desempenho criados.
Terceiro, não repita o mantra “Ó vida, ó azar!”. Seja positivo, contagie as pessoas. Mentalize coisas positivas, estude como alcançá-las e corra atrás de seus objetivos. Afinal, você não é aquela hiena melancólica e reclamona do desenho de Hanna Barbera.

Quarto, não desperdice seu precioso tempo com bobagens. De que forma o Facebook, Instagram, Twitter, Messenger, Whatsapp e outras mídias sociais poderão contribuir com seus objetivos pessoas e profissionais? Faça um uso positivo dessas ferramentas.

Quinto, evite confusões. Não se envolva em discussões desnecessárias. Seja político, procure se relacionar bem. Saiba engular sapos quando necessário. Se preciso, postergue uma ação ou uma atitude mais vigorosa para um momento mais adequado. Evite confrontos. Lembre-se, todos estão com os nervos à flor da pele! E pelo amor de Deus, não brigue com a área de Vendas, não neste momento!
Sexto, seja organizado, persistente e disciplinado. Essas palavras mágicas fazem parte da essência da logística, que teve origem nas atividades militares.
Sétimo, atue de forma colaborativa, em mão dupla. Ajude e permita ser ajudado. Isso deve valer internamente, para os demais departamentos da sua empresa, e externamente, para parceiros logísticos, clientes e fornecedores.
Por fim, trabalhe mais. Dedique ainda mais horas ao seu trabalho. Não tenho dúvida de que você, profissional de logística, já trabalha muito mais do que as tradicionais oito horas diárias. Mas, neste momento, trabalhe ainda mais. Mas trabalhe de forma consciente, sendo produtivo, e não se comportando como um verdadeiro bombeiro!
Tenha um excelente ano! Sucesso!!!

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.

Top