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Formação de Engenheiros Logísticos

Este curso, por ser de curta duração, não é regulamentado pelo Ministério da Educação.

 

A quem se destina?

 

Profissionais da área de logística e supply chain que atuem no desenvolvimento e implantação de projetos técnicos e startups de novas operações.

 

Também indicado para profissionais voltados a projetos Six Sigma, Lean e outras frentes de melhoria contínua.

 

Por que participar?

 

Trata-se do único curso de curta duração no Brasil voltado exclusivamente para profissionais que atuam na atividade de engenharia logística, reunindo docentes renomados e uma abordagem que mescla teoria em prática, permitindo um rico aprendizado aos participantes.

 

O curso tem um escopo bastante abrangente, envolvendo técnicas para a gestão de projetos, projetos em armazéns e transportes, logística fiscal / tributária, custos, matemática financeira e análise de investimentos aplicados à logística.

 

Trata-se de uma oportunidade única para aprimorar os conhecimentos relacionados a projetos logísticos e para a troca de experiências com outros profissionais.

 

Equipamentos Necessários

 

Durante o treinamento será imprescindível o uso de notebook e calculadora HP-12C, que deverão ser providenciados pelos participantes inscritos.

 

Carga-horária do curso: 44 horas em QUATRO dias consecutivos.

 

Aulas das 08:00 h às 20:00 h com intervalos para coffee-break, descanso e almoço.

 

Almoço: das 12:30 h às 13:30 h

 

Coffee-Break (manhã): das 10:00 h às 10:30 h

 

Coffee-Break (tarde): das 17:00 h às 17:30 h

 

Quantidade de Vagas: apenas 25

 

O curso apenas será realizado com o número mínimo de 20 participantes.

 

Local e data de realização dos cursos:

 

Data: 14/05/2018 a 17/05/2018 (segunda-feira a quinta-feira)

 

Local: Hotel Green Place Flat – Rua Dr. Diogo de Faria, 1201 – Vila Mariana – telefone: (11) 5081-9150. Maiores informações no link abaixo: http://www.greenplaceflat.com.br/

 

Consulte opção para curso in-company na sua empresa.

 

Programa Técnico:

 

O programa será desenvolvido em CINCO módulos ao longo de QUATRO dias consecutivos, totalizando 40 horas/aula:

 

Módulo Tema Carga
    Horária
I Gestão de Projetos 2
II Projetos em Armazéns 18
III Projetos em Transportes 8
IV Engenharia Econômica 4
V Logística Fiscal / Tributária 8
TOTAL 40

 

 

 

Módulo I – Gestão de Projetos (2 horas)

 

  1. Introdução à Gestão dos Projetos
  2. Fases e Ciclo de Vida de um Projeto
  3. Áreas de Conhecimento na Gestão de Projetos
  4. Fatores-chave para Sucesso em Projetos Logísticos
  5. Perfil do Gerente de Projeto
  6. Gestão dos Recursos Humanos Envolvidos no Projeto
  7. Elaboração do Cronograma do Projeto
  8. Gerenciamento do Prazo do Projeto
  9. Papéis e Responsabilidades do Comitê Executivo e Equipe Operacional
  10. Gerenciamento do Escopo do Projeto
  11. Indicadores de Desempenho na Gestão de Projetos
  12. Gerenciamento dos Custos em Projetos
  13. Gerenciamento de Riscos em Projetos
  14. Implementação de Projetos

 

 

Módulo II – Projetos em Armazéns (18 horas)

 

 

  1. Conceitos Básicos sobre Armazéns
    1. Conceitos Gerais relacionados à Movimentação e Armazenagem de Materiais
    2. Evolução dos Armazéns
    3. Tipos de Armazéns (tradicional, cross-docking, merge-in-transit, consolidação, CDs, CDAs, etc)
    4. Tendências na Movimentação e Armazenagem
    5. Fluxo de Atividades em um Armazém: Recebimento, Conferência, Putaway, Endereçamento, Estocagem, Separação de Pedidos, Reabastecimento de Picking e Expedição
    6. Custos em Armazéns
    7. Equipamentos de Movimentação
    8. Estruturas para a Verticalização de Estoques

 

  1. Infraestrutura Física de Armazéns
    1. Características Físicas dos Armazéns Classe Mundial
      1. Aproveitamento do Terreno
      2. Formato do Prédio
  • Cobertura / Telhado
  1. Fechamento Lateral
  2. Piso
  3. Vão – Livre
  1. Layouts Operacionais (em “I”, em “U”, em “L”, modular)
  2. Dimensionamento de Áreas Operacionais Primárias e Secundárias e Não-Operacionais (vestiários, refeitório, ambulatório, salas de treinamento e reunião, escritórios, etc.)
  3. Dimensionamento de Áreas Cobertas e não Cobertas (pátios, ruas internas, estacionamento, etc.)
  4. Dimensionamento de Equipamentos de Movimentação
  5. Dimensionamento de Estruturas de Estocagem
  6. Dimensionamento da Equipe Operacional e Administrativa
  7. Referenciais de Custo e Investimentos

 

  1. Metodologia para Desenho e Dimensionamento de Armazéns
    1. Base de Dados Mínima Necessária
    2. Organização dos Dados para a Preparação das Análises
    3. Elaboração das Tabelas para Análise dos Dados
      1. Análise ABC / PQR – volume, valor, giro e popularidade
      2. Perfil da NF – peso por NF, itens por NF, NFs por dia
  • Sazonalidade – no ano, no mês, representatividade do último dia do mês
  1. Páletes completos e páletes fracionados
  2. Perfil do Estoques
  3. Perfil Calendário / Relógio
  1. Interpretação de Dados e Definições-Mestre
  2. Desenho e Dimensionamento da Infraestrutura Operacional

 

  1. Exercício Prático (em Grupos) – Bebidas Santa Fé
    1. Organização da Base de Dados Fornecida
    2. Preparação das Tabelas para Análise
    3. Elaboração das Análises Diversas
    4. Interpretação dos Dados e Definições quanto à Infra-Estrutura
    5. Desenho e Dimensionamento da Infra-Estrutura Operacional
    6. Conclusões e Reflexão final

 

Módulo III – Projetos em Transportes (8 horas)

 

  1. Panorama do Setor de Transportes no Brasil
  2. Multimodalidade / Intermodalidade
  3. Modelos Operacionais em Transportes e Estratégias de Distribuição
  4. Conceito de Gestão de Transportes
  5. Frota Própria ou Frota de Terceiros
  6. Tipos de Veículos e Informações Técnicas
  7. Unitização de Cargas e Embalagens
  8. Dimensionamento e Perfil da Frota
  9. Produtividade da Frota
  10. Renovação de Frota
  11. Legislação de Transportes
  12. Custos Fixos e Variáveis em Transportes
  13. Estrutura Tarifária no Transporte Rodoviário de Carga
  14. Tecnologia em Transportes
  15. Indicadores de Desempenho em Transportes

 

Módulo IV – Engenharia Econômica (4 horas)

 

  1. Conceitos Básicos em Matemática Financeira
    1. Noções Básicas HP-12C
    2. Teste de CPUA
    3. Lógica RPN
    4. Mecanismo da Pilha (stack)
    5. Comandos Básicos
  2. Fundamentos de Matemática Financeira
    1. Juro, Taxa de Juro, Capital e Montante
    2. Fluxo de Caixa Antecipado e Postecipado
    3. Regimes de Capitalização: Juros Simples e Juros Compostos
    4. Programa de Conversão de Taxas na HP-12C
    5. Taxa Real de Juros
    6. Exercícios Numéricos e aplicações práticas em projetos logísticos
  3. Análise de Investimentos
    1. Método do Custo Anual
    2. Método do Valor Presente Líquido (VPL)
    3. Método da Taxa Interna de Retorno (TIR)
    4. Payback
    5. Exercícios Numéricos e aplicações práticas em projetos logísticos

 

Módulo V – Logística Fiscal / Tributária (8 horas)

 

 

  1. Armazém Geral
    1. Regularização nos termos do Decreto federal nº 1.102/1903:
      1. JUCESP;
      2. Secretaria da Receita Federal;
  • Secretaria da Fazenda Estadual.
  1. Atividade conjunta com outras operações:
    1. Prestação de serviço de transporte;
    2. Montagem de kits;
  • Outros.
  1. Operações previstas no Regulamento:
    1. Formalidades que devem ser observadas na remessa e no retorno das mercadorias;
    2. Tipos de operações possíveis;
  • Adoção de Regime Especial para os casos não previstos na legislação;
  1. Saídas do armazém geral para exportação direta ou indireta;
  2. Hipótese de incidência do ICMS;
  3. Alíquotas;
  • Base de Cálculo.
  1. Segregação da escrita fiscal para fins de apuração do ICMS:
    1. ICMS de outras atividades;
    2. ICMS da operação de armazenagem.
  2. Responsabilidade pelo ICMS da operação interestadual:
    1. Alíquota e carga do ICMS nas operações praticadas pelo armazém geral;
    2. Recuperação de créditos de ICMS;
  • Reembolso do ICMS pago na operação interestadual.

 

  1. Operadores Logísticos
    1. Os tipos de serviços contratados e seus reflexos fiscais:
      1. Gestão Integrada do Estoque – Just-In-Time;
      2. Filial;
  • Depósito Fechado;
  1. Intermediação;
  2. Armazenagem (em estabelecimento próprio ou de terceiro);
  3. Transporte (por meio próprio ou de terceiros).
  1. Caracterização da sua participação nas relações mantidas com terceiros:
    1. Transportador;
    2. Tomador do serviço;
  • Consignatário;
  1. Intermediador.
  1. Tributação:
    1. Operações sujeitas ao ICMS;
    2. Operações sujeitas ao ISS.
  2. Emissão dos documentos fiscais:
    1. Nota Fiscal municipal;
    2. Conhecimento de Transporte
  3. Regime Especial:
    1. Para amparar as operações do operador logístico;
    2. Para amparar serviços alternativos.

 

 

Instrutores:

 

Marco Antonio Oliveira Neves, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP. Diversos cursos de extensão em Logística no Brasil e no Exterior. Atuação em empresas como Goodyear, Cia Cervejaria Brahma (atual Ambev), Cervecera Nacional, Ryder Logística e Deloitte Consulting. Desde 2003 é Diretor Presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda. e da Guepardo Serviços Técnicos. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (em mais de 10 países). Atua como consultor em logística (mais de 320 projetos realizados) e como palestrante. Nos últimos quinze anos treinou mais de 36.500 profissionais de 4.200 diferentes empresas em diversos cursos abertos e in-company. É colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de autor de mais de 450 artigos e de dois livros na área.

 

Dirceu Antonio Passos, Advogado, graduado em direito pela UNI-FMU e pós-graduado em direito tributário pela PUC-Campinas, Técnico em Contabilidade; mais de 25 anos de atuação na área tributária de grandes organizações, incluindo empresas de Logística (Keepers, Martins, Intecon); auditorias e consultorias big four (PriceWaterhouseCoopers, KPMG); indústrias e comércios (Novartis, Compaq, Cotia Trading, ITW-Mapri, etc). Atualmente gerencia o departamento fiscal-tributário da Logimasters-Dachser, é responsável pela elaboração e apresentação de diversos cursos na área fiscal-tributária no SENAC e na MORAES Cursos e professor de Pós Graduação (MBA) na Faculdade ANHANGUERA de Indaiatuba.

 

 

Inscrições:

 

Através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br. Solicite ficha de inscrição.

 

A nota fiscal e o boleto bancário serão encaminhados pelo e-mail.

 

Existe a opção de pagamento através de depósito em conta-corrente.

 

Para outras opções de pagamento, favor consultar a Tigerlog.

 

Investimento

 

R$ 3.600,00 (Três Mil e Seiscentos Reais) por participante, em até cinco parcelas.

 

Tabela de descontos:

  • 2 participantes da mesma empresa: 5% para cada um
  • 3 ou 4 participantes da mesma empresa: 10% para cada um
  • 5 ou mais participantes: 15% para cada um

 

Inclusos no valor o certificado, coffee-break, almoço e material de apoio (pasta, caneta e bloco).

 

O material didático, em versão impressa e eletrônica, será disponibilizado a todos os participantes.

 

Estacionamento no hotel NÃO incluso.

 

Cancelamento de Inscrições e Substituição de Participantes

 

Todo e qualquer cancelamento deverá ser comunicado de forma escrita, por e-mail, informando o nome do participante, curso e empresa.

 

Participantes poderão ser substituídos, porém será necessário enviar e-mail formalizando a mudança de participante para a impressão do certificado.

 

 

  1. Cancelamento por parte do participante em até CINCO dias úteis antes da realização do curso:

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago será devolvido, descontando-se os impostos recolhidos e pagos pela Tigerlog, devido à impossibilidade de cancelamento da Nota Fiscal.

 

  1. Cancelamento por parte do participante em prazos inferiores a cinco dias até a data de realização do curso

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago será devolvido, descontando-se os impostos recolhidos e pagos e as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

No caso de pagamento não efetuado, ou seja, a vencer, o boleto bancário terá seu valor alterado, cobrando-se as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

  1. Participante não comparece ao curso no qual foi inscrito e não comunica a Tigerlog

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago não será devolvido, e o participante ou a empresa terão à disposição o valor pago para ser utilizado em outros cursos, descontando-se os impostos recolhidos e pagos e as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

No caso de pagamento ainda não realizado, será cobrado do participante ou da empresa o valor referente às despesas do evento, com o hotel e instrutor, proporcionais a cada participante, além de eventuais impostos recolhidos e pagos, decorrentes do faturamento.

 

  1. Cancelamento por parte da Tigerlog

 

A Tigerlog reserva-se no direito de cancelar o curso, com até 48 horas de antecedência, no caso de não atingir o mínimo de 15 participantes. Nesse caso, todos os participantes serão informados por e-mail e telefone, contando com a opção de utilizar o valor pago (se pago) em outros cursos da Tigerlog.

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