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Equipe de vendas

2015, o ano em que as Transportadoras e Operadores Logísticos precisarão contar ainda mais com sua equipe de Vendas.

O ano de 2015 deverá ser complicado para o Brasil, em função da deterioração de importantes variáveis macro econômicas. O país deverá permanecer estagnado ou com um crescimento próximo de zero.

Mas, é diante das adversidades, que surgem interessantes oportunidades. Precisaremos ser mais ousados, criativos, perseverantes e disciplinados para alcançarmos nossas metas de faturamento e rentabilidade.

Você, como empresa ou profissional poderá escolher entre aceitar e possivelmente sucumbir a uma possível crise econômica, ou, negá-la, e trabalhar de forma inteligente, para literalmente atropelá-la!

O setor de transportes, há muito tempo, vem sobrevivendo a crises diversas, e com certeza, não será essa que vai tornar os empresários e executivos temerosos de suas capacidades e de seus resultados.

2015 deverá ser o ano dos profissionais da área Comercial. Precisaremos muito dos vendedores. Caberá ao vendedor ”garimpar” as melhores oportunidades do mercado. É ele quem deverá provocar, em seus interlocutores, do lado dos Embarcadores, a necessidade da mudança, seja de parceiros logísticos ou de estratégia de terceirização. Numa eventual crise, a terceirização de novos serviços poderá ser uma saída eficaz para muitos Embarcadores.

Se deveremos contar ainda mais com nossos profissionais de Vendas, é importante que a área Comercial esteja adequadamente estruturada e devidamente preparada para atingir e se possível superar as metas propostas para 2015.

Responda às perguntas abaixo e avalie o quão preparada a sua empresa está para 2015.

1) A sua empresa conta com uma estratégia comercial clara e definida? Essa estratégia (se existente) é devidamente comunicada a todos os colaboradores envolvidos com a venda?

2) Existem metas para a área Comercial? Como são definidas e como são desdobradas por Filial?

3) Existe um acompanhamento sistemático do desempenho da área de Vendas, recurso a recurso, Filial a Filial?

4) A sua empresa conta com uma equipe adequada de vendas, em termos qualitativos e quantitativos? Os recursos foram dimensionados a partir das metas previamente estabelecidas?

5) É realizado algum tipo de monitoramento da rotina dos Executivos de Vendas da sua empresa?

6) A empresa realiza um efetivo pós-venda? Se sim, como isso é dimensionado e avaliado?

7) A área de atendimento aos Clientes pode ser considerada uma importante ferramenta para a fidelização dos Clientes e para a geração de novas vendas?

8) Existe uma pesquisa de satisfação junto aos Clientes atuais?

9) Existe algum tipo de inteligência de mercado? Clientes atuais, clientes potenciais e concorrentes são monitorados?

10) A empresa possui uma política de marketing e web marketing condizente com as suas metas de atração e retenção de Clientes?

Seja qual for o resultado da suas respostas, prepare-se para o ano vindouro, nem que isso ainda demande alguns meses. Não será novidade se o ano começar efetivamente após o Carnaval.

Anime-se. E prepare para trabalhar MUITO!

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.

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